A enorme empresa inglesa de telefonia móvel O2 está investindo em ensino a distância, o grupo Kineo (grupo que une profissionais de educação e tecnologia) fez uma parceria com a O2 para fazer um curso de educação a distância pelo celular.
A Kineo elaborou um case do curso e colocou na internet para quem quiser, um resumo e o case completo para download em PDF estão disponíveis em inglês no site
http://www.kineo.com/case-studies/o2-rapid-e-learning-partnership.html
Entre várias pérolas destas duas grandes empresas, eles dão 5 dicas fundamentais para fazer um curso rápido em termos de produção, sem perder a qualidade.
Defendendo que os cursos a distância devem ser flexíveis e de rápida construção, eles citam o que a empresa deve ter para se fazer um curso em 10 dias:
1. Faça o melhor uso de ferramentas de e-learning, use templates e skins flexiveis que possam ser reutilizados, faça com que todos os funcionários conheçam as ferramentas.
2. Construa equipes com fortes relacionamentos profissionais e times concistentes, de forma a que um confie no outro, e que todos tenham claro as suas responsabilidades destro do projeto.
3. Seja flexível, tenha parceiros, não clientes, lembre-se que o seu parceiro é o que quer o curso, e sabe o conteúdo a ser passado, sem flexibilidade o aluno sairá perdendo.
4. Faça a vida mais fácil para o aluno, o aluno tem um cronograma apertado, com trabalho, outros estudos e diversas responsabilidades, pense sempre no seu público alvo.
5. Aumente sua funcionalidade com ferramentas avançadas, muitas vezes textos na tela e slides são cansativos demais para o aluno, sempre faça uso de ferramentas que captem a atenção do aluno como animações, ilustrações entre outras formas de fazer seu conteudo pular da tela.