22.9.10

O PAPEL DA TUTORIA EM AMBIENTES DE EAD

O surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação deram um novo impulso à educação a distância, fazendo aparecer, através da Internet, formas alternativas de geração e de disseminação do conhecimento.  A educação a distância, antes centralizada no texto impresso, agora vai cedendo lugar para fontes eletrônicas digitais de informação, trazendo possibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem. Neste novo cenário, os papéis tradicionais do professor, aluno e escola precisam ser melhor compreendidos e investigados para fazer frente às mudanças que se impõem. A educação a distância via Internet redefine substancialmente o papel do professor que agora assume posição diferenciada daquela conhecida historicamente.  Como elemento central no processo ensino/aprendizagem, portanto, precisa ter sua função, sua prática, seu papel questionado, compreendido, estudado. Realiza-se uma reflexão sobre o professor-tutor no contexto de educação a distância online, destacando as principais diferenças entre suas atividades e aquelas atribuídas ao professor convencional. Além de discutir os obstáculos enfrentados neste meio e as estratégias adequadas para superar a distância geográfica e temporal existente entre professor-aluno, busca responder a questões pontuais, tais como: O tutor ensina? Em que consiste o ensino do tutor? Quais seriam seus papéis e funções? Qual a importância da tutoria no contexto do curso a distância online?

Liliana Dias Machado, MS, 2004

Saiba mais na Fonte:
http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm

21.9.10

Formação de Conteudistas:

É importante lembrar o papel do conteudista em EAD, pois ele é o autor da obra ou conteúdo. É ele que direciona o que será estudado, é ele que conhece e mestra o conhecimento através da escrita. Experiente em determinada área, normalmente são professores dispostos a passar o seu conhecimento a diante. Neste capítulo foi abordado a influência da Comunicação visual (pontos chaves da Gestalt), volume de informações, o uso de capítulos e módulos, forma de abordagens com o aluno, organização das informações, tipos de memória, exercícios e desafios, como elaborar um bom plano e planejamento de ensino. Um tópico importante citado é o respeito pelos direitos autorais. O uso das referências bibliográficas, citações e fontes.

13.9.10

Fundamentos da Educação

O nosso primeiro conteúdo, e até agora o que eu achei o mais importânte, saber os níveis de atuação do senai, foco do curso, bom, resumindo todos os primeiros passos para se iniciar um curso a distância.

Ficou claro a importância do professor agora como um motivador, atuando junto ao aluno enfrentando os novos desafios que o ensino a distância traz.

Deve-se semrpe prestar atenção as necessidades de mercado, afinal princípio básico do educador, e do senais, deve ser preparar o aluno apra o mercado, o curso deve estar atualizado para com a realidade do aluno, facilitando a aprendizagem.

O2: Rápidas parcerias em e-learning

A enorme empresa inglesa de telefonia móvel O2 está investindo em ensino a distância, o grupo Kineo (grupo que une profissionais de educação e tecnologia) fez uma parceria com a O2 para fazer um curso de educação a distância pelo celular.

A Kineo elaborou um case do curso e colocou na internet para quem quiser, um resumo e o case completo para download em PDF estão disponíveis em inglês no site

http://www.kineo.com/case-studies/o2-rapid-e-learning-partnership.html

Entre várias pérolas destas duas grandes empresas, eles dão 5 dicas fundamentais para fazer um curso rápido em termos de produção, sem perder a qualidade.

Defendendo que os cursos a distância devem ser flexíveis e de rápida construção, eles citam o que a empresa deve ter para se fazer um curso em 10 dias:

1. Faça o melhor uso de ferramentas de e-learning, use templates e skins flexiveis que possam ser reutilizados, faça com que todos os funcionários conheçam as ferramentas.

2. Construa equipes com fortes relacionamentos profissionais e times concistentes, de forma a que um confie no outro, e que todos tenham claro as suas responsabilidades destro do projeto.

3. Seja flexível, tenha parceiros, não clientes, lembre-se que o seu parceiro é o que quer o curso, e sabe o conteúdo a ser passado, sem flexibilidade o aluno sairá perdendo.

4. Faça a vida mais fácil para o aluno, o aluno tem um cronograma apertado, com trabalho, outros estudos e diversas responsabilidades, pense sempre no seu público alvo.

5. Aumente sua funcionalidade com ferramentas avançadas, muitas vezes textos na tela e slides são cansativos demais para o aluno, sempre faça uso de ferramentas que captem a atenção do aluno como animações, ilustrações entre outras formas de fazer seu conteudo pular da tela.